O jogo


O time foi escolhido, o árbitro apita, a bola está em jogo. 

Qual tipo de jogador você é? 


Eu não sou sempre a mesma jogadora. Em cada partida tomo um tipo diferente de posicionamento. Às vezes corro, jogo na raça, domino o jogo sem dar espaço aos companheiros de time. Às vezes eu nem entro em campo, fico assistindo e esperando que alguém faça um gol por mim. Às vezes adio, espero até os quarenta e cinco do segundo tempo pra fazer alguma coisa, isso quando não decido apenas nas prorrogações e nos pênaltis.          


O que venho aprendendo é que nenhuma dessas táticas é muito eficiente, não a longo prazo. Assim como em uma partida de futebol, é preciso saber escolher seu time, aquelas pessoas que vão jogar junto com você, seja uma partida apenas ou o campeonato inteiro, é preciso saber escolher, descobrir quem vai te ajudar ou te atrapalhar.    
É preciso saber quando você deve avançar, quando deve recuar. Nenhum time é vencedor sem saber defender, ou atacar, é preciso um equilíbrio entre as duas táticas. Você é o capitão do time, esse é o seu jogo. Faça acontecer, mas saiba quando e porque deixar que os outros jogadores te ajudem a marcar o gol.

Muitas vezes a vida vai ser um jogo em dia de chuva, no campo desconhecido, com o time desfalcado e em uma altitude maior que da sua terra natal. Se você treinou o suficiente, se escolheu bem o seu time, acalme seu coração, a vitória é certa, mesmo que a taça não seja sua, a partida tendo sido bem jogada, já terá valido a pena.

Comentários

Mais lidas