O poder da autorresponsabilidade

Muitas vezes somos a fonte de nossas próprias misérias. 
Muitas vezes somos o obstáculo em nosso caminho.
Muitas vezes somos o tormento e a tempestade do nosso dia.
A autodestruição é mais poderosa que qualquer arma e mais tóxica que qualquer veneno.

Se culpar em excesso, se cobrar demais, se anular, deixar as preocupações se sobreporem, são apenas algumas das causas de grande parte dos nossos problemas existenciais. Muitas vezes colocamos a responsabilidade de quem somos nas mãos de outras pessoas, permitimos que o mundo nos invada, nos corroa. Permitimos que nos penetrem e tirem uma parte de quem somos ou de tudo que poderíamos ser.

Por muito tempo permiti que a vida e as pessoas me fizessem, me dissessem quem sou, me manipulassem para acreditar em seus "deuses", em suas verdades, em suas fórmulas infalíveis para ditar como e quem eu deveria ser. Conseguir a liberdade não foi e não é fácil, é uma luta diária, que ocupa cada segundo da minha existência, mas quando penso em sucumbir aos desígnios de regras, verdades e quereres que não sejam os meus, tento me lembrar da dívida que tenho comigo mesma.

Devo a mim a felicidade, a honestidade comigo, o amor próprio.

Eu me lembro daquela menina que um dia eu fui...


Lembro que ela olhava o mundo com aqueles olhos amplos, ansiando por devorar a vida, sorrindo e chorando conforme seu coração pedia, amando sem medidas, vivendo cada instante como se ele fosse único e especial. E eu devo amá-la, protegê-la, e assegurar que ela seja feliz e alcance tudo que merece. Ela tinha o potencial de ser quem precisasse, quem quisesse. Luto para que ela seja uma pessoa que, a cima de tudo, mereça meu respeito, minha dedicação e meu amor.

Sigo um código que me lembra da importância de refletirmos o que queremos de volta. 
Vivo a vida sem fazer joguinhos, sem usar de subterfúgios para alcançar minhas metas, tento ser honesta comigo e com o mundo, pois creio que seja o melhor modo de me olhar no espelho e gostar do que vejo.

Somos responsáveis por nossa felicidade, somos responsáveis por sermos nossa melhor versão, independente do que o mundo jogue sobre nós.

Se responsabilize por ser quem é.

Comentários

Mais lidas